27°
Máx
13°
Min

MEC aprova cursos de Medicina em Umuarama e Campo Mourão

Unipar tentava há anos o curso de Medicina (Foto: Divulgação) - MEC aprova cursos de Medicina em Umuarama e Campo Mourão
Unipar tentava há anos o curso de Medicina (Foto: Divulgação)

Prometidos desde 2013, quatro novos cursos de Medicina finalmente devem ser criados no Paraná, um deles em Umuarama, no noroeste, e outro em Campo Mourão, no centro-norte. A lista das propostas aprovadas foi divulgada pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União desta terça-feira (27).

A abertura de mais cursos de Medicina era uma promessa feita a partir da criação do programa Mais Médicos e depois ficou parada por várias meses no Tribunal de Contas da União, que aprovou a continuidade do edital em julho deste ano. Na lista divulgada estão contemplados o Centro Educacional Integrado de Campo Mourão e a Associação Paranaense de Ensino e Cultura, responsável pela Unipar, em Umuarama.

Também foram aprovados cursos em Guarapuava e Pato Branco. Segundo o Ministério da Educação, agora as cidades têm 180 dias para dar início às graduações.

Ampliação de vagas

Outra medida anunciada no Diário Oficial da União foi o deferimento de mais vagas para o curso de Medicina ofertado pelo Centro de Ensino Superior de Maringá, a Unicesumar. O número total de vagas anual passa de 136 para 186.