22°
Máx
17°
Min

Menejo de pragas é assunto de evento do Emater

Norberto Ortigara falou dos resultados do manejo de pragas das últimas safras (Foto: Emater) - Menejo  de pragas é assunto de evento do Emater
Norberto Ortigara falou dos resultados do manejo de pragas das últimas safras (Foto: Emater)

A Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná e o Emater, (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) em parceria com a Embrapa, apresentaram, na tarde desta segunda-feira (1º), durante o Show Rural, os resultados do manejo integrado de pragas das últimas três safras no Estado.

O evento, realizado no estande do Instituto Emater, teve a participação do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, além de representantes de instituições públicas e privadas envolvidas.

O secretário falou sobre a importância dos avanços tecnológicos apresentados no Show Rural, que contribuem para o desenvolvimento da agricultura paranaense.

Norberto Ortigara comentou os resultados do manejo de pragas das últimas safras. “Percebemos que estávamos equivocados, provocando cada vez mais resistência das pragas, perdendo a eficiência no uso dos químicos e dizimando inimigos naturais, deixando de privilegiar o controle biológico”, afirmou.

No acompanhamento realizado em propriedades de referência assistidas pelo Instituto Emater nas três últimas safras as aplicações de inseticidas caíram cerca de 52% em relação ao número médio de aplicações no Estado. 

Outro importante resultado apresentado diz respeito ao tempo da realização da primeira aplicação nas lavouras assistidas, que ocorreu, em média, somente aos 60 dias da germinação e já na fase reprodutiva da cultura.