22°
Máx
14°
Min

Meninas participam de palestra educativa sobre HPV

(Foto: Divulgação) - Meninas participam de palestra educativa sobre HPV
(Foto: Divulgação)

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Carambeí realizou nesta semana palestra para meninas de nove a dez anos na EscoLar com o tema HPV. Incentivando a vacinação, o encontro serviu para fazer um levantamento de quantas meninas foram vacinadas e explicar um pouco sobre a doença e sua prevenção, através de atividades dinâmicas.

A palestra contou com a apresentação dos palestrantes para as aulas e o levantamento de quantas meninas vacinadas. O encontro ainda teve a explicação do que é a doença, modo de transmissão, prevenção e tratamento. Foram também apresentados vídeos sobre a vacina.

Para finalizar o encontro, foi realizada uma dinâmica com as meninas divididas em dois grupos onde cada grupo tinha acesso a uma palavra. “Elas discutiam em grupo se aquela palavra forma transmitia ou não o vírus. Também foram repassados cuidados que devemos ter para evitar o contagio da Influenza A H1N1. Também foram entregues bilhetes para os pais vacinarem as meninas que ainda não foram vacinadas”, conta Gisele de Paula, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Campanha

Foi realizada nos dias 22 de maio e 5 de junho a Campanha de Teste Rápido ‘Fique Sabendo’. O público alvo foi o grupo da terceira idade, do Programa Municipal DST-HIV/Aids e Hepatites virais. Foram feitos testes rápidos para diagnóstico do vírus da AIDS e exames de triagem para sífilis e hepatite B e Hepatite C.

Durante os trabalhos, 53 idosos foram atendidos e foram realizados 212 testes rápidos. “A finalidade da campanha é mostrar que quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de sobrevida, pois existe tratamento eficaz”, explica Gisele. As próximas campanhas serão realizadas em julho e dezembro e atingirá todos os grupos.

Colaboração Assessoria de Imprensa.