23°
Máx
12°
Min

Mesmo com o frio, combate ao mosquito da dengue prossegue

(Foto: SESA ) - Mesmo com o frio, combate ao mosquito da dengue prossegue
(Foto: SESA )

A mobilização para reduzir os índices de infestação do mosquito da dengue não param no Paraná, mesmo com a queda na temperatura. O Governo do Estado e as prefeituras promovem nesta quinta-feira (9) mais um dia D contra o Aedes aegypti. 

No Paraná é lei e todo dia 9 de cada mês é considerado o Dia Estadual de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. As ações acontecem em todo o Estado para conscientizar a população sobre a importância de manter casas e quintais livres de água parada. 

“Eliminar a água parada deve ser uma preocupação contínua de todos para combater a dengue. Por isso, é preciso que as pessoas reservem um tempo semanal para remover criadouros em suas casas ou ambientes de trabalho”, enfatiza a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira. 

Programação

A 1ª Regional de Saúde - Paranaguá articulou ações educativas, principalmente no município de Guaraqueçaba. A cidade turística, considerada área de proteção ambiental, está em alerta para situação de epidemia de dengue. 

Os 20 municípios da 5ª Regional de Saúde - Guarapuava organizaram palestras, teatro e diversas atividades educativas em escolas da região. Também haverá visitas, passeatas e blitz educativas nas cidades da Regional. 

Na 8ª RS - Francisco Beltrão estão organizadas ações em parceria com o Exército, panfletagem e vistorias nas casas. Em Umuarama (12ª RS) haverá palestra de conscientização com funcionários da limpeza e manutenção das prefeituras, para que ajudem na eliminação dos focos. 

Os alunos e comunidade da escola Leonel Franca, em Paranavaí, vão acompanhar uma apresentação de teatro sobre a dengue para saberem um pouco mais sobre as maneiras mais eficazes de combater o mosquito. 

Na 15ª RS – Maringá, o município de Colorado vai fazer um arrastão para limpeza do cemitério. A distribuição de material ocorre nas cidades de Mandaguaçu, Marialva, Sarandi e Nova Esperança. 

Na região norte do Estado, na 16ª Regional de Saúde, as atividades contra a dengue acontecem em Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul e Mauá da Serra. O município de Telêmaco Borba realiza no dia 18 de junho um mutirão de limpeza nos bairros 2 e 7, locais com maior confirmação de casos de dengue na cidade. 

Números

Nesta semana, a Secretaria Estadual da Saúde divulgou um novo boletim semanal com informações sobre os casos de dengue, zika e chikungunya no Paraná. Desde agosto do ano passado, o Estado contabiliza 50.333 casos confirmados de dengue. 

De acordo com o relatório, mais duas cidades entraram em situação de epidemia de dengue, elevando o número de municípios epidêmicos para 79. Entraram na lista as cidades de Ipiranga, no sudoeste, e Jaguapitã, na região norte do Estado. No informe, a Secretaria também confirma 316 casos de zika vírus e 72 de febre chikungunya.

Colaboração AENPr