26°
Máx
19°
Min

Meta é imunizar 80% da população alvo contra a Influenza A

Foto: Assessoria de imprensa - Meta é imunizar 80% da população alvo contra a Influenza A
Foto: Assessoria de imprensa

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe deste ano já iniciou em São Miguel do Iguaçu. A partir de hoje (25 de abril), até o dia 20 de maio, as vacinas estarão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.

Neste período haverá o Dia ‘D’ da campanha, sendo no dia 30, no sábado. Os locais de vacinação são: UBS Central, UBS Gaúcha, UBS Novo Mundo, UBS Panorama, UBS Aldeia Indígena, UBS Aurora do Iguaçu, UBS Guanabara, UBS Ipiranga, UBS Santa Rosa e UBS São Jorge.

Já a UBS de Santa Rita as vacinas contra influenza estarão disponíveis somente no dia ‘D’ da campanha, sendo no dia 30 de abril, sábado. A UBS de Vila Rural estará disponibilizando as vacinas no dia 02 de maio, durante o dia inteiro.

Lembrando que a proteção ocorre após duas semanas de vacinado, então não deixe para última hora para se vacinar. Procure uma Unidade de Saúde mais próxima de casa. A meta preconizada pela Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 80% da população alvo, totalizando 6.131 pessoas imunizadas.

Os grupos priorizados deste ano são; crianças de 06 meses a 05 anos de idade; idosos com 60 anos de idade ou mais; Trabalhadores da Saúde Públicos e Privados; Povos indígenas; Gestantes; Puérperas (mães de bebês com menos de 45 dias); Portadores de doenças crônicas; População privada de liberdade; Adolescentes de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e Funcionários do sistema prisional.

A campanha está voltada diretamente ao combate de três tipos de gripes que mais preocupam o sistema de saúde nacional.

A (H1N1) a A (H3N2) e a gripe do tipo ‘B’. A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e é um problema de saúde pública, podendo levar a complicações graves e até mesmo ao óbito.

A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação.

De acordo com a Coordenadora Municipal de Imunização, enfermeira Monica Luzia Saviatto Cardoso, será um mês de mobilização em prol da campanha.

“Em relação à vacinação dos acamados e das pessoas com mobilidade reduzida, seus familiares e/ou responsáveis deverão procurar a UBS mais próxima da sua casa até o dia 30 de abril para agendarem a visita domiciliar. As visitas seguirão o cronograma estabelecido pelas Unidades em conjunto com a Vigilância em Saúde distribuído durante período da campanha”, explica Monica.

Colaboração: Assessoria de imprensa