22°
Máx
17°
Min

Michel Temer visita Paraná para inauguração da Klabin

Nova unidade da Klabin é o maior investimento privado do Paraná (Foto: AEN) - Michel Temer visita Paraná para inauguração da Klabin
Nova unidade da Klabin é o maior investimento privado do Paraná (Foto: AEN)

O presidente em exercício Michel Temer embarca na manhã desta terça-feira (28) para Telêmaco Borba, de onde segue para a inauguração da nova unidade da Klabin, instalada no município de Ortigueira. Esta é a primeira visita oficial de Temer desde que assumiu o cargo, com o afastamento de Dilma Rousseff.

Com investimento de R$ 8,5 bilhões, este é considerado o maior investimento privado da história do Paraná. O evento marcado para as 12h reunirá ainda prefeitos de vários municípios da região, diretores da Klabin, o governador Beto Richa e autoridades estaduais. A movimentação já na segunda-feira (27) era grande no local, com movimentação de diversas equipes de segurança para receber as equipes do governo federal.

A nova fábrica vai impulsionar a arrecadação de 12 municípios do Norte Pioneiro e dos Campos Gerais. O convênio assinado pelo Governo do Paraná e municípios com a fabricante de papel e celulose, estabeleceu, pela primeira vez no Estado, um mecanismo de partilha da cota parte de ICMS. Pelo convênio assinado entre a empresa e o Governo do Paraná, Ortigueira, onde se localiza a nova fábrica, ficará com 50% da cota parte do ICMS gerado pelo empreendimento. Os outros 50% da cota parte de ICMS serão divididos entre os municípios que fornecem madeira para a fábrica, inclusive Ortigueira. São eles: Cândido de Abreu, Congoinhas, Curiúva, Imbaú, Reserva, Rio Branco do Ivaí, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Colaboração Agência Estadual de Notícias.