28°
Máx
17°
Min

Migrantes, refugiados e apátridas ganham centro de proteção em Curitiba

(Foto: Divulgação/AEN) - Migrantes e refugiados ganham centro de proteção em Curitiba
(Foto: Divulgação/AEN)

Foi inaugurado nesta terça-feira (4), o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim), em Curitiba. Localizado na rua Desembargador Westphalen 15, no 13º andar do Edifício Dante Alighieri, o Centro vai oferecer diversos serviços aos migrantes que chegaram à capital paranaense.

Segundo estatísticas da Polícia Federal atualizadas em março de 2015, só no Brasil são mais de dois milhões de migrantes regulares abrigados no país. Porém, estes números não condizem com a realidade, pois muitas vezes a entrada de estrangeiros não é legal, por isso não é registrada.

O secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior comentou sobre o atendimento de outras instituições que oferecem serviços semelhantes, porém, sem visibilidade. “Por isso o Paraná vai começar um trabalho, em parceria com os municípios, para mensurar o número de migrantes e refugiados que vivem em nosso Estado. Um trabalho de extrema importância para oferecer um acolhimento de qualidade a essas pessoas”.

O Ceim conta com parcerias das Secretarias de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos; da Família e Desenvolvimento Social; da Educação, da Saúde e da Administração e Previdência.

Colaboração Paula Schreiber