22°
Máx
17°
Min

Moradores de rua ganham guarda-pertences

(Foto: Daniel Caron/FAS) - Moradores de rua ganham guarda-pertences
(Foto: Daniel Caron/FAS)

Moradores de rua de Curitiba podem guardar seus pertences em estruturas disponibilizadas pela Fundação de Ação Social (FAS). O local está instalado na Rua Dr. Faivre, 1212, centro de Curitiba, e foi lançado nesta terça-feira (12).

Podem utilizar o guarda-pertences moradores de rua cadastrados e que receberam um cartão de identificação. Por enquanto, 100 pessoas receberam o cartão, que permite também o acesso gratuito aos banheiros públicos da Urbs. O guarda-pertences vai funcionar diariamente das 7h às 21h e o período para guardar os objetos pessoais é das 7h às 9h. A retirada deve acontecer das 19h às 21h e caso uma pessoa não recolha seus pertences no local após esse horário, será permitida a retirada no dia seguinte. O tempo de tolerância para a armazenagem é de 48 horas.

A presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, considera o espaço como uma estratégia de abordagem às pessoas em situação de rua. “Ampliamos o número de vagas de acolhimento e a procura espontânea pelos nossos serviços também aumentou. Além disso, criamos novas unidades e serviços. Mesmo assim percebemos que ainda há um número de pessoas que não aceita estes encaminhamentos. Com serviços como o guarda-pertences e o acesso aos banheiros públicos estamos buscando mais um ponto de contato para tentar estabelecer o vínculo com o morador de rua”, explicou. Ex-moradores de rua que receberam atendimento das unidades da FAS irão trabalhar no local.

Colaboração Prefeitura de Curitiba.