28°
Máx
17°
Min

Moradores entregam abaixo-assinado contra fracking em Londrina

(foto: Divulgação) - Moradores entregam abaixo-assinado contra fracking
(foto: Divulgação)

Moradores de Guaravera entregam na manhã desta sexta-feira (22) ao prefeito Alexandre Kireeff abaixo-assinado contra a investigação geofísica que uma empresa está fazendo na região para verificar a potencial existência de gás xisto.

A comunidade teme que o levantamento possa ser o primeiro passo para a exploração por fraturamento hidráulico, técnica conhecida como fracking, que causa danos ambientais e à saúde.

Na quinta (21), centenas de moradores se reuniram na Escola Municipal John Kennedy para discutir a passagem pelo distrito de caminhões gigantes, que fazem a análise gel física. Os caminhões estão vindo de Tamarana em direção ao distrito por uma estrada rural. A maioria teme que, esse levantamento inicial, já possa trazer riscos às moradias, provocados por possíveis abalos.

Os moradores dizem que não querem a passagem das máquinas pela região e, por isso, fizeram  um abaixo-assinado, entre os participantes da reunião, para impedir o trabalho.

Tramita na Câmara de Londrina um projeto de lei de autoria da vereadora Lenir de Assis (PT) que proíbe a exploração de gás no município através do método fracking. A iniciativa já recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça, Legislação e Redação.

Representantes da empresa também participaram do evento.

O projeto quer proibir a exploração de gás com o uso da técnica, que destrói o meio ambiente com produtos tóxicos e cancerígenos, além de estar associada a mudanças climáticas e terremotos.