22°
Máx
14°
Min

Moradores reclamam de demora no atendimento da UPA Afonso Pena

(Foto: Jucimara Aparecida Corrêa) - Moradores reclamam de demora no atendimento da UPA Afonso Pena
(Foto: Jucimara Aparecida Corrêa)

Moradores de São José dos Pinhais estão reclamando da demora no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Afonso Pena, no município da Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com relatos de pessoas que estão no local aguardando por atendimento médico, a espera nesta segunda-feira (4) chega a quase oito horas.

É o caso de Claudete Scramussim, de 47 anos. Ela resolveu levar a filha na UPA porque a menina de 14 anos sentia pontadas no peito, dor de cabeça e febre. Quando chegou, já percebeu que a unidade estava lotada. No entanto, não imaginava que a espera seria tão longa. “Estou a quase oito horas esperando pelo atendimento”, afirmou.

Ela relata que as enfermeiras afirmam ter em torno de 40 pessoas na espera. “Quando eu cheguei, falaram que tinham 38 pessoas esperando. Umas três horas depois, eu contei e tinham 35. Ou seja, só três foram chamados.” De acordo com ela, algumas pessoas em estado de emergência chegaram à UPA e foram atendidas. “Mesmo assim não justifica essa demora”, desabafou.

Já de acordo com Jucimara Aparecida Corrêa, a informação oficial é uma e a verdadeira é outra. “No painel diz que há oito médicos e dois pediatras atendendo. Mas quando fui chamada para a consulta, eu vi que só dois médicos e dois pediatras estavam atendendo”, afirmou. Segundo Jucimara, há pelo menos umas 100 pessoas no local, aguardando o atendimento.

A reclamação dos moradores é antiga. Na semana passada, várias pessoas também reclamaram da demora no atendimento da UPA do Afonso Pena. O relato é mesmo: pessoas esperando oito e até dez horas pelo atendimento. A reportagem não conseguiu o contato com a prefeitura de São José dos Pinhais, para um posicionamento do município sobre o assunto.