27°
Máx
13°
Min

Morte de ex-vereador suspende sessão da Câmara de Londrina

(foto: CML/Divulgação) - Morte de ex-vereador suspende sessão da Câmara de Londrina
(foto: CML/Divulgação)

Pioneiro do setor farmacêutico na cidade e vereador por três mandatos no Legislativo Londrinense, Jorge Chiromatzo, 78 anos, conhecido como “Jorginho da Farmácia”, morreu na noite de quarta-feira (11), na Unidade Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico, em razão de uma descompensação respiratória.

O corpo do ex-vereador que desde o início de 2013 exercia a função de Assessor Parlamentar no gabinete do vereador Tio Douglas (PTB), está sendo velado no saguão principal da Câmara de Vereadores e o enterro será realizado nesta quinta (12) às 16h30, no Cemitério Parque das Oliveiras.

De acordo com informações do diretor-geral da Câmara de Vereadores, Ronan Botelho, nesta quinta-feira à tarde os vereadores deverão declarar a não-realização 28ª sessão ordinária do Legislativo Londrinense programada para esta tarde, em manifestação de pesar.

Perfil

Jorge Chiromatzo nasceu em 28 de maio de 1937 em Minas Gerais (MG), mas foi registrado na cidade de São Simão (SP). Sua família chegou em Londrina em 1945 e quatro anos depois, Jorge começou a trabalhar como engraxate na Farmácia Londrina. Passou de aprendiz de farmacêutico a proprietário do estabelecimento em 1959. Vendeu a farmácia em 2000. Foi eleito vereador em Londrina pela primeira vez em 1977, reelegeu-se em 1989, e novamente em 1993 ( 8ª, 10ª e 11ª Legislaturas). Em outubro de 2014 recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina.

“Jorginho da Farmácia” sempre teve forte atuação na área social da Igreja Católica, participando da venda de rifas, arrecadação de roupas, medicamentos e fraldas geriátricas destinadas às pessoas carentes e entidades assistenciais. Em 2003 retornou às funções de farmacêutico para atender no salão da Paróquia Sagrados Corações, instalada na região Central da cidade e, a partir de 2005, começou a atuar como voluntário na farmácia do Centro Social daquela paróquia. Como líder comunitário e vereador lutou pela construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Brasil.

(com assessoria de imprensa)