24°
Máx
17°
Min

Movimento turístico no Refúgio Biológico de Itaipu salta 211%

Foto: Assessoria de imprensa - Movimento turístico no Refúgio Biológico de Itaipu salta 211%
Foto: Assessoria de imprensa

O movimento de turistas no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) saltou 211,2% nos quatro dias de feriado prolongado de Tiradentes, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (25), pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI).

De acordo com o levantamento, de 21 (quinta-feira) a 24 de abril (domingo), passaram pelo atrativo 417 pessoas; no ano passado, que também teve feriado prolongado (de sábado a terça-feira), o número de turistas no local foi de 134.

Entre as razões para o bom desempenho, neste ano, estão a ampliação dos horários de visitas ao refúgio (com quatro saídas extras), o plantio de sementes nativas pelos turistas e a venda de produtos orgânicos da Associação dos produtores rurais familiar de Foz do Iguaçu (Aproffoz).

Outro motivo foi a promoção “Itaipu é muito mais” – o turista que adquiriu um “combo” para visitar a usina de Itaipu (Panorâmica ou Circuito Especial) e o Refúgio Biológico ganhou ingresso para o Ecomuseu.

Números gerais

No total, passaram pelos atrativos turísticos de Itaipu no feriadão de Tiradentes 9.263 pessoas, praticamente o mesmo desempenho de 2015 (que teve 9.311 visitantes). O dia de maior movimento foi a sexta-feira (dia 22), com 3.204 visitantes, seguida do sábado (23), com 3.059.

Já o atrativo com maior número de visitantes foi o Panorâmico, com 6.260 turistas nos quatro dias de feriado prolongado. No mesmo período, a Divisão de Relações Públicas da margem brasileira registrou 80 visitas institucionais – que são gratuitas e restritas a empresas, instituições, centros de pesquisas, universidades e escolas.

Para conhecer mais sobre os passeios e adquirir ingressos, visite o site www.turismoitaipu.com.br ou ligue para 0800 645 4645. Vale lembrar que o Ecomuseu, a Visita Panorâmica e o Refúgio Biológico são gratuitos para moradores dos municípios lindeiros.

Sobre o feriado

O feriado nacional foi criado em 1965 para homenagear José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, executado no dia 21 de abril de 1792.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,31 bilhões de MWh.

A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”.

A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Colaboração: Assessoria de imprensa