22°
Máx
17°
Min

MP aciona município para construção de abrigo para animais em Icaraíma

(Foto: Pixabay) - MP aciona município para construção de abrigo para animais
(Foto: Pixabay)

O Ministério Público ajuizou uma ação civil para requerer da prefeitura de Icaraíma (a 147 quilômetros de Cianorte) a construção de um abrigo para animais abandonados ou em situação de risco. O órgão justifica que a iniciativa foi tomada diante dos inúmeros bichinhos, especialmente cães, gatos e cavalos, que perambulam pelas ruas.

A Promotoria de Justiça destaca que os animais causam problemas no trânsito e ainda correm o risco de serem atropelados. Além disso, o problema fere o Código de Posturas, que proíbe a permanência deles nas ruas e prevê que o município faça o recolhimento dos mesmos em caso de abandono.

O Ministério Público aponta que o abrigo é necessário para resolver o problema e também providenciar o cuidado aos animais, com procedimentos como a castração. É requisitada ainda a implantação de um programa para conscientização da população sobre o abandono e a adoção responsável.

Este já é o terceiro acionamento do município pelo Ministério Público esta semana. A Promotora já requisitou medidas para prevenção da gripe A e para o fim da fila de espera por vagas em creches.

Colaboração MP-PR