26°
Máx
19°
Min

Muito frio e geada em Curitiba e Região Metropolitana

Muito frio e geada em Curitiba e Região Metropolitana

Uma fina camada de gelo foi identificada por moradores de Curitiba e Região Metropolitana na madrugada e início da manhã desta quarta-feira (8). A geada chegou fraca, mas não surpreendeu quem acompanhou a previsão do tempo.

No Parque Barigui, por exemplo, alguns pontos do gramado ficaram cobertos por gelo. Os termômetros marcaram 1ºC durante a madrugada. O Instituto Tecnológico Simepar registrou temperaturas próximas dos 3ºC em Curitiba. Alguns pontos da Região Metropolitana tiveram temperaturas ainda mais baixas, como no caso da Lapa, onde os termômetros apontaram 0,8ºC.

Uma massa de ar polar é a responsável pelas temperaturas baixas. Nas regiões centro-sul e sul do Paraná houve temperaturas negativas. Em Guarapuava, os termômetros marcaram -2ºC; em Palmas, -2,1ºC.

Atualização

As temperaturas caíram ainda mais no horário em que muitas pessoas saem de casa para trabalhar. O Simepar divulgou que, às 7h20, a temperatura chegou a 2,8ºC em Curitiba. Os termômetros devem chegar no máximo aos 15ºC no início da tarde. Mas quem mora em Curitiba e Região Metropolitana deve se preparar ainda mais porque a temperatura cai drasticamente à noite. A mínima nesta quinta-feira (9) deve ser de 0ºC.

"O ar frio polar está bastante intenso e conseguiu avançar, além de atingir várias camadas da atmosfera. É um ar extremamente seco e isto, aliado com a baixa temperatura, favorece a condição de geada", explicou o meteorologista Reinaldo Kneib. A intensidade dessa massa de ar polar vai fazer com que fique bastante frio até o final de semana. "Desde 2013 não havia uma sequência como esta", lembrou. 

Nenhuma região do Paraná registrou, entre a madrugada e a manhã de hoje, temperaturas acima dos 10ºC. No litoral do estado não houve geada, mas os termômetros marcaram 7ºC. A menor temperatura foi identificada em General Carneiro, no sul do Paraná: -4,5ºC.