22°
Máx
14°
Min

Mulheres receberão kit para autocoleta de prevenção ao câncer de colo de útero em Maringá

(Foto: Roberto Furlan/Prefeitura de Maringá) - Mulheres receberão kit para autocoleta de prevenção ao câncer
(Foto: Roberto Furlan/Prefeitura de Maringá)

A unidade básica de saúde (UBS) Pinheiros, em Maringá, é a primeira da cidade a disponibilizar kits de autocoleta para a prevenção do câncer de colo do útero. Com ele, as mulheres poderão fazer o exame em casa.

O projeto preventivo levará os kits de autocoleta para mulheres de 25 a 64 anos que não têm disponibilidade para ir até a UBS ou aquelas que têm vergonha de fazer o exame. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Universidade Estadual de Maringá (UEM), University of Alabama at Birmingham e Instituto Albert Einstein Colle of Medicine.

De acordo com a diretora da UBS Pinheiros, Julieta Maria de Souza, os agentes comunitários de saúde (ACS) levarão os kits até as pacientes. “O intuito é diminuir o câncer de colo por meio da autocoleta, que será feita pelas próprias mulheres no conforto da sua casa”, afirma.

Depois de fazer o exame, os ACS voltam para buscá-lo. Caso o resultado dê positivo, será agendada a consulta com um especialista.

Prevenção

A professora assistente da UEM e coordenadora do projeto, Márcia Edilaine Lopes, afirma que as mulheres se sentem motivadas. “Quando levamos o kit para a autocoleta, elas se sentem especiais pela preocupação. Com isso, conseguimos diminuir e até mesmo acabar com o vírus, que causa o câncer."

Também na área de pesquisa do projeto está Sandra Marisa Pelosso, enfermeira e professora titular do Departamento de Enfermagem da UEM, que explica mais sobre o exame.

“A ACS vai fornecer a cada paciente um número que será o mesmo que estará em um envelope junto com a amostra. Ninguém saberá quem é a mulher, pois no laboratório apenas o número é passado. Não tem como errar na hora de coletar e se tiver dúvidas, basta falar com a ACS para saná-las”.

A UBS Alvorada I está em processo para aderir a autocoleta e a UBS Quebec trabalha apenas com exames tradicionais.

Câncer de colo de útero

A doença é transmitida por meio de um vírus, conhecido como Papiloma Humano (HPV), através do contato genital. A pessoa que é positiva para o HPV não tem sintomas, mas transmite o vírus.

A cada dez mulheres que já tiveram relação sexual, ao menos oito terão esse vírus antes de chegar nos 50 anos. Contudo, o HPV pode desaparecer sozinho durante o tempo.

Colaboração Prefeitura Municipal de Maringá