24°
Máx
17°
Min

Multa que ‘viralizou’ nas redes sociais é falsa

(Foto: Divulgação) - Multa que ‘viralizou’ nas redes sociais é falsa
(Foto: Divulgação)

Foram centenas de compartilhamentos, curtidas e comentários em várias redes sociais. A imagem mostra o sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), com uma multa na tela. O motorista foi flagrado na Avenida Visconde de Taunay, em Ponta Grossa, cometendo uma infração de trânsito. O que mais chamou a atenção e que fez a foto ‘viralizar’ na web foi a suposta infração cometida pelo condutor: ‘transar com o veículo em movimento’.

Como a história parece um tanto quanto ‘absurda’, o Detran foi consultado para explicar o que teria acontecido. O resultado? A imagem é falsa. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do Departamento, que consultou o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) indicada na imagem e também o número do auto de infração.

De acordo com o Detran, na verdade, a infração cometida feriu o artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”. E, ao contrário do que aparece na imagem, trata-se de uma infração leve, com três pontos na carteira. Ainda segundo a assessoria do Departamento, o que houve na imagem foi uma “adulteração de consulta de pontuação”, que acabou se espalhando pela internet e gerando muitas piadas.