22°
Máx
16°
Min

Município entra em estado de alerta de epidemia de zika vírus

(Foto: Pedro Ribas/ANPr) - Município entra em estado de alerta de epidemia de zika vírus
(Foto: Pedro Ribas/ANPr)

Colorado (a 84 quilômetros de Paranavaí)  entrou em alerta de epidemia de zika vírus, segundo dados divulgados pela  Secretaria de Estado da Saúde na terça-feira (26). O município de 23 mil habitantes tem 32 casos confirmados de zika vírus, 199 de dengue e sete  notificações de chikungunya. 

Além de Colorado, Nova Prata do Iguaçu, no  sudoeste do Paraná, está em estado de alerta, pois apresenta mais de 100 casos  por 100 mil habitantes. No estado, são 263 pacientes com zika vírus, sendo 25  gestantes. 

O secretário municipal de Saúde, Valdomiro  Zanardi, declarou que há três semanas, Colorado não registra novas notificações de qualquer doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

“Nós continuamos com as limpezas periódicas, continuam as visitas pelas equipes de endemias. Já fizemos dois ciclos de 100% das residências e estamos entrando no terceiro. Dos nove casos de zika vírus em gestantes, dois bebês já nasceram e são normais”, colocou. 

A preocupação com as grávidas se dá pela microcefalia, que teve um surto no país, com grande incidência no Nordeste brasileiro. O secretária  avalia que a população mudou o comportamento após os alertas, com o fim dos pontos de descarte irregular, o que contribuiu para a diminuição das  notificações.

Dengue

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde ainda confirma a epidemia de dengue em Maringá e Mandaguaçu, chegando a 59  municípios com o problema no Paraná. O estado soma 38.470 casos confirmados da  doença.