22°
Máx
14°
Min

Munícipio implanta novas equipes de Saúde da Família

Foto: Assessoria de imprensa - Munícipio implanta novas equipes de Saúde da Família
Foto: Assessoria de imprensa

O município de Assis Chateaubriand, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando as Equipes de Estratégia Saúde da Família.

Desde o segundo semestre de 2015 já foram implantadas duas novas equipes.  A descentralização do serviço de saúde está descrito nas diretrizes e princípios do SUS, uma das vantagens é o acesso da população aos serviços de saúde próximo à sua casa.

A equipe Saúde da Família é constituída por equipe multiprofissional, contam com profissional médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de dentista e agentes comunitários de saúde que trabalham afinadas.

Dentre as atividades desenvolvidas pelas equipes de saúde da família está a prevenção e promoção em saúde, a partir da territorialização, conhecer a população e local onde residem, desenvolvimento de atividades de educação em saúde com grupos de hipertensos, diabético, gestante, terceira idade, realizar parcerias com as escolas a fim de desenvolver ações de saúde nas mesmas, realização de visitas domiciliares, além dos atendimentos realizados nas unidades de saúde.

Para o prefeito Marcel Micheletto quando se amplia o acesso a saúde o município cumpre com os preceitos do SUS e consequentemente contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.

“O atendimento é prestado na unidade básica de saúde e também a domicílio pelos profissionais, assim podem acompanhar a população e principalmente criar vínculos com os mesmos, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade. Diante dos ótimos resultados já obtidos com esses atendimentos resolvemos ampliar o atendimento”, declarou Micheletto.

A secretária de Saúde, Ednéia Surang, afirma "no decorrer dos últimos anos, temos feito tentativas de adequar a Atenção Básica definindo parâmetros que estejam adaptados à atual realidade vivida pelo SUS.

Com essa finalidade, a ESF (Estratégia Saúde da Família) é uma forma para a reorganização da Atenção Básica no município".

Pedro Lírio Hoffmann, presidente da Associação de Moradores do Encantado do Oeste, lembra que “Há tempos estamos pedindo por mais assistência médica no Encantado, e agora conseguimos. O interior precisa ser visto da mesma forma que as outras localidades, hoje podemos dizer que estamos felizes com a saúde da família no nosso distrito”.

Segundo o presidente interino da Associação de Moradores do Silveirópolis, Manuel Hegino de Souza, “só temos que agradecer a todos que estão envolvidos, a comunidade precisa da saúde perto das pessoas e agora chegou”.

Já o presidente da Associação de Moradores do Nice, Reinaldo Fernandes Souza, “é muito bom o município ter essa visão da saúde descentralizada, pois existem várias pessoas carentes, idosos, que não têm condições de virem até a sede da cidade para serem atendidas”, ressaltou.

Colaboração: Assessoria de imprensa