24°
Máx
17°
Min

Municípios terão acesso a ferramenta para alertar risco de desastres no Paraná

(Foto: Divulgação/AEN) - Municípios terão acesso a ferramenta para alertar risco de desastres no Paraná
(Foto: Divulgação/AEN)

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, em reunião na tarde desta terça-feira (31), com o chefe da Casa Militar do Paraná, coronel Adilson Castilho Casitas, propôs uma parceria para motivar prefeitos a buscarem alternativas para a redução de catástrofes naturais.

Ratinho Junior sugeriu que os dados da Defesa Civil sejam acoplados à ferramenta Sedu/Paranacidade Interativo, uma plataforma na web usada na gestão e planejamento urbano municipal.

A ferramenta ganhou, há poucos dias, o primeiro lugar de Gestão Pública na América Latina do Prêmio MundoGEO#Connect. “Podemos torná-la ainda mais valiosa ao agregar um módulo de risco de desastres para alertar os prefeitos”, disse o secretário.

O coronel Castilho destacou que a Defesa Civil tem um sistema de gestão de situações de desastres naturais, que permitiu a todos os municípios elaborarem planos de contingência.

“Estão mapeadas as áreas de atenção, que registram ocorrências. Assim podemos intervir antes que aconteçam erros de planejamento urbano, como construir um hospital em área de risco”, explicou o coronel.

Colaboração: Assessoria de Imprensa do Governo Estadual