22°
Máx
17°
Min

Museu de Londrina recebe maquete de casa construída na década de 30

(foto: Divulgação) - Museu recebe maquete de casa construída na década de 30
(foto: Divulgação)

O Museu Histórico de Londrina/UEL, recebe neste sábado (23), em cerimônia que será realizada às 10 horas, a doação de maquete de uma casa de madeira construída na década de 30. Com 60 centímetros de comprimento, 50 de largura e 26 de altura, a maquete pertence ao senhor Helmuth Janz, um dos cinco filhos de Albert Janz, imigrante alemão que veio para a região em 1929.

A casa foi construída por Helmuth Janz, que desde criança, ao lado do pai, ajudou na construção de casas, escolas, igrejas, pontes, portas, cadeira e leitos de ferrovias. Ele estudou no Colégio Estadual Hugo Simas, e como disse, cursou o primário em três anos, mas gostava mesmo era de ajudar o pai na carpintaria. 

"Estou feliz em fazer essa doação à comunidade londrinense", completou Janz, que é modesto ao falar de suas produções. Helmuth Janz se casou em 1961 com Martha Luiza, já falecida. Eles tiveram cinco filhos: Cristina, Rony, Cláudia, Oscar e a saudosa Marli que faleceu aos 23 anos. Aposentado, Helmuth tem 83 anos, e diz que a maquete é o exemplo fiel das habitações da antiga Londrina. Conforme considerou a direção do Museu, a doação uma forma de preservar a memória dos carpinteiros, escultores de madeira, que aqui chegaram e contribuíram na colonização e construção da cidade.

O Museu Histórico de Londrina fica na Rua Benjamin Constant, 900 - Centro (antiga Estação Ferroviária).

(com informações da Agência UEL)