26°
Máx
19°
Min

Mutirão retira 700 quilos de lixo do Rio Iguaçu

(foto: Divulgação) - Mutirão retira 700 quilos de lixo do Rio Iguaçu
(foto: Divulgação)

No primeiro final de semana da estação do ano em que a natureza se rejuvenesce, a primavera, Porto Amazonas realizou a limpeza do rio Iguaçu.

No sábado (24) aproximadamente 10 equipes embarcadas zarparam do cais de Porto, onde é conhecido como KM 0 do rio Iguaçu, o objetivo foi fazer a limpeza do leito e margens do rio, logo nos primeiros quilômetros, as ilhas de lixo iam surgindo, e os barcos ficando pequenos para tanto material que era encontrado.

Ao todo as equipes percorreram 11 quilômetros de rio, foram retirados das margens e leito do rio aproximadamente 700 quilos de lixo, que foram encaminhados para a COOCARPA -Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Amazonas – que ira fazer a triagem do lixo, reciclando o que for possível, e fazendo o descarte correto dos rejeitos.

Participaram da ação, membros do Grupo Ambientalista do Rio Iguaçu (GARI), Equipe os Bons de Pesca, associados da COOCARPA, Corpo de Bombeiros de Palmeira, e funcionários da Prefeitura de Porto Amazonas.

A limpeza do Rio Iguaçu é uma iniciativa da Divisão do Meio Ambiente de Porto Amazonas, com apoio da Prefeitura e tem como objetivos o despertar da consciência ecológica nas pessoas, por meio do exemplo, pois infelizmente ela é simbólica, já que são dezenas de toneladas de lixo que se encontram no mesmo trajeto. Mesmo assim, os participantes da limpeza puderam comemorar, pois este lixo que foi retirado não irá mais poluir o rio.

(com assessoria de imprensa)