22°
Máx
17°
Min

No 2º dia de greve, servidores da educação protestam e bloqueiam NRE em Maringá

No segundo dia de greve dos servidores da rede estadual de educação, nesta terça-feira (18), eles fizeram um protesto em frente ao Núcleo Regional de Educação (NRE), na Rua Carneiro Leão, região central da cidade.

Dezenas de trabalhadores compareceram e impediram a entrada dos funcionários do NRE, que se mantinha sem expediente até o fim da manhã. A intenção dos grevistas é permanecer no local durante toda esta terça-feira.

Em Curitiba, representantes da categoria se reúnem com o governo do Estado, em uma negociação na tentativa de encerrar a greve. Os trabalhadores pedem que a administração retire da Assembleia Legislativa do Paraná a emenda 43.

Pela proposta, o governo suspende a data-base prevista para janeiro de 2017, com a reposição da inflação, mais aumento real de 1%.

O governo foi quem havia feito a promessa em 2015, como um compromisso para dar fim à greve de três meses na educação. Porém, agora, alega que precisa de reequilíbrio fiscal e não possui dinheiro para honrar com o pagamento.

O fato fez com quem universidades, escolas e policiais civis entrassem em greve nessa segunda-feira (17).

Colaboração Célia Martinez da Rede Massa