23°
Máx
12°
Min

Nova Via Calma começa a ser instalada em Curitiba

Avenida Paraná (foto) e Avenida João Gualberto vão receber a nova Via Calma de Curitiba. (Foto: Valdecir Galor/Prefeitura de Curitiba) - Nova Via Calma começa a ser instalada em Curitiba
Avenida Paraná (foto) e Avenida João Gualberto vão receber a nova Via Calma de Curitiba. (Foto: Valdecir Galor/Prefeitura de Curitiba)

A nova Via Calma de Curitiba começou a ser instalada nesta quarta-feira (03). As obras de adequação das avenidas João Gualberto e Paraná devem durar cinco meses, de acordo com a Prefeitura de Curitiba.

O trecho vai ganhar uma estrutura cicloviária semelhante com a da Avenida Sete de Setembro e também terá a velocidade máxima de 30km/h. A nova Via Calma vai ligar a região central de Curitiba ao terminal do Santa Cândida.

Durante as obras, as pistas lentas vão receber obras de fresagem e recape asfáltico, segundo a Prefeitura. Além disso, algumas vagas de estacionamento de Estar vão ser retiradas entre a Travessa Itália e a Rua Luiz Leão, mas apenas no sentido bairro-centro. No local serão mantidas duas pistas de circulação para os veículos.

Como funcionam as Vias Calmas

As vias calmas são estruturas cicloviárias instaladas ao longo das vias que comportam as canaletas dos ônibus biarticulados e são ladeadas por duas vias lentas com sentidos opostos de tráfego.Nas vias calmas, os ciclistas passam a transitar exclusivamente pelo lado direito da via (nos dois sentidos), sobre área demarcada em linha tracejada.

A via é compartilhada entre veículos motorizados e bicicletas, com prioridade para os ciclistas. A velocidade máxima permitida para carros e motos é de 30 km/h. Os ônibus permanecem circulando nas canaletas exclusivas.