27°
Máx
13°
Min

Novos guardas recebem aulas sobre leis especiais e patrimônio

(Foto: Divulgação / Prefeitura) - Novos guardas recebem aulas sobre leis especiais e patrimônio
(Foto: Divulgação / Prefeitura)

Os alunos do curso de formação de Guardas Municipais em Ponta Grossa recebem durante essa semana orientações sobre legislação específica e segurança patrimonial. A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública está promovendo o curso de formação de 620 horas para fortalecer o efetivo da cidade a partir do segundo semestre.

O instrutor B. Souza explica que a segurança patrimonial orienta aos futuros guardas sobre como desempenhar a atribuição de cuidar do posto policial com excelência e também na segurança urbana preventiva. “A disciplina vai dar a definição de como trabalhar no posto fixo de trabalho e também na rua no dia-a-dia cuidando do patrimônio público e em contato com a população”, conta o instrutor.

As explicações das leis específicas ministradas no curso são a respeito da Lei Maria da Penha, Lei do Desarmamento, Lei Antidrogas e também dos estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente. Além disso são ministrados conceitos do direito administrativo, processual e penal.

O coordenador do Curso de Formação dos Guardas Municipais, João Edenilson Ávila, destaca que todos os atos que os novos guardas praticarem no futuro devem ser bem embasados para que não desempenhem ações que não condizem com a profissão. “É preciso prepará-los e embasá-los juridicamente. Tudo tem que ser justificado, eles têm que saber como abordar o cidadão com respeito e segurança”, explica Ávila.

Quando os novos guardas começarem a atuar, o efetivo da Guarda Municipal de Ponta Grossa será de 270 agentes de segurança.

Colaboração Assessoria de Imprensa.