22°
Máx
16°
Min

O que fazer com os carros em situação de abandono?

Quem espera no ponto a chegada do ‘busão’ ou anda quilômetros a pé pela cidade adoraria ter a chance de dirigir o próprio carro. E enquanto falta para alguns tem quem deixa o veículo se desgastar aos poucos, ali mesmo no meio da rua.

Sujeira acumulada na lataria, lanterna quebrada, pneus vazios no chão, ao chão também veio o assoalho, definitivamente não tem como andar com esse carro. E isso já virou um problemão para o Elias, ele abandonou o veículo não por motivos mecânicos e sim judiciais.

De acordo com o dono o carro está aí parado há um ano, pouco tempo, olha que o mundo agiu em cima dele. Não é nada agradável de se olhar, e mesmo assim parece não incomodar os vizinhos.

Os carros abandonados empurram pra baixo do tapete outros problemas. Eles podem servir para esconder animais perigosos, bandidos e também criadouros do mosquito.

E bem em cima da linha tênue entre abandono e uso é que percebemos as utilidades mais inusitadas. Nas fotos um homem, provavelmente morador de rua decidiu usar esse fusca abandonado para morar.

As fotos foram registradas por uma mulher com um celular, ela que prefere não mostrar o rosto afirma que carro abandonado é comum, mas ver um ser humano morando dentro de um foi surpreendente.

Nós encontramos o carro. Se o suposto morador de rua vive lá ou não, a gente não sabe, mas os indícios apontam que sim, dentro do fusca bitucas de cigarro, um tênis, até um vidro de perfume.

O que mais chama a atenção é que o veículo pertence a um ferro velho, os funcionários não quiseram gravar entrevista, mas disseram que nunca viram ninguém dormindo nos carros, o dono do local não foi encontrado.

Casos como esse levantam a dúvida, de quem é a responsabilidade? O assunto virou pauta na Câmara Municipal, no começo do mês de maio um projeto de lei foi apresentado, mas até agora não teria sido votado.

Enquanto isso eles vão permanecer assim largados mesmo nem que sejam tombados.

Responsabilidade

O Detran não recolhe carros em situação de abandono. O código nacional de trânsito especifica que pode ser guinchado somente veículo que estiver estacionado de forma irregular.

Nesse caso quem deve fazer o recolhimento é o Foztrans. O instituto de trânsito e transporte de foz afirmou que há centenas de carros em situação de abandono.

Para o instituto atuar é necessário a regulamentação de uma lei municipal para esse fim. Já existe um projeto de lei que está tramitando nas comissões da câmara.

Ele deve entrar em votação no mês de junho e visa penalizar os responsáveis pelos veículos em situação de abandono.

Colaboração: Vinícius Machado e Luciana Barcellos / Rede Massa