22°
Máx
17°
Min

Observatório Astronômico da UEPG promove observação de Marte

(Foto: Divulgação) - Observatório Astronômico da UEPG promove observação de Marte
(Foto: Divulgação)

O Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa promove, nesta quinta-feira (2) uma observação pública de Marte, aproveitando a ocorrência da aproximação máxima do planeta vermelho com a Terra na última década. De acordo com o diretor do Observatório, professor Marcelo Emílio, o objetivo é divulgar e popularizar a Astronomia.

A observação é aberta à participação da comunidade, com início às 19 horas. Caso o céu esteja nublado, a atividade será cancelada.

Marte é apelidado de planeta vermelho devido à poeira rica em óxido de ferro que cobre a sua superfície. Nesta semana, estará mais perto da Terra, devido à conjugação orbital entre os dois planetas. A aproximação entre Marte e a Terra ocorre a cada dois anos e dois meses.

A menor distância verificada entre os dois corpos celestes nos últimos 11 anos ocorreu em 2003, quando ficaram a próximos a uma altura de pouco mais de 55 milhões de quilômetros. Desta vez, devem ficar a uma distância maior, 75 milhões de quilômetros. Em 2018, a distância deverá cair para 57,7 milhões de quilômetros.

Colaboração Assessoria de Imprensa.