28°
Máx
17°
Min

Observatório Social de Campo Mourão completa nove anos nesta terça-feira

Órgão fiscaliza aplicação dos recursos públicos no município (Foto: OSB) - Observatório Social completa nove anos nesta terça-feira
Órgão fiscaliza aplicação dos recursos públicos no município (Foto: OSB)

O Observatório Social de Campo Mourão, o segundo implantado no Brasil, completa nove anos de fundação nesta terça-feira (27). O órgão presta serviço à comunidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos no município.

A implantação do Observatório Social aconteceu em 2007, na Associação Comercial e Industrial (Acicam), logo após escândalos na administração municipal ganharem repercussão no país. O movimento conquistou rapidamente a adesão de clubes de serviços, entidades classistas e de outros segmentos da comunidade.

Nestor Bisi foi o primeiro presidente. Na sequência, o cargo foi ocupado por Ater Cristófoli, que atualmente é o presidente do Observatório Social do Brasil, Eloi Bonkoski e Nelson Botega. Hoje, a entidade é presidida por Roberval Ruscetto.

De acordo com a Acicam, a atuação do Observatório Social tem contribuído para a geração de economia na cidade. O órgão atua no acompanhamento de todas as etapas das licitações realizadas pelo poder público municipal e no monitoramento de entrega dos produtos e serviços contratados.

Também acompanha nomeações para cargos de confiança, a atuação dos vereadores e os repasses de dinheiro público a entidades, por exemplo. Atualmente, 119 cidades brasileiras, em 19 estados, contam com Observatórios.

Colaboração Assessoria de Imprensa