24°
Máx
17°
Min

Oitava turma do Trilha Jovem Iguassu inicia as atividades

Foto: Assessoria - Oitava turma do Trilha Jovem Iguassu inicia as atividades
Foto: Assessoria

Esta segunda-feira (09) é um dia marcante aos 120 jovens selecionados para participar do Trilha Jovem Iguassu, pois representa o início oficial das atividades da oitava turma do projeto – uma das melhores iniciativas brasileiras de inclusão social e formação para o turismo.

O dia de hoje será reservado à realização das matrículas e para os jovens conhecerem um pouco mais do espaço que frequentarão nos próximos meses. Também receberão esclarecimentos sobre normas e orientações para participar do projeto.

As atividades de formação iniciam-se na quarta-feira, com oficinas. Apesar da programação no Parque Tecnológico Itaipu, o ponto de partida do projeto ocorreu no último sábado, com a aula inaugural nas dependências da Uniamérica.

Na oportunidade, os jovens e seus responsáveis receberam orientações gerais sobre o funcionamento do projeto. Eles foram recebidos por parte da equipe do Instituto Polo Internacional Iguassu, do Trilha Jovem Iguassu e por representantes de instituições parceiras.

O presidente do POLOIGUASSU, Licério dos Santos, deu as boas-vindas em nome do instituto e destacou o início de uma transformação.

“Vocês foram selecionados para participar de um projeto que também depende do apoio da família, porque a transformação que ocorrerá em vocês vai refletir nela. O objetivo é que o jovem entre no mercado e transforme a família e a cidade, que também ganha com sua qualificação”.

Felipe Gonzalez, da CVC; Maria Emília Medeiros, da Itaipu Binacional; capitão José Roberto da Silva Júnior, representando o comandante Agenor Lobo Júnior, do 34º Batalhão do Exército; Luiz Carlos Vieira, do Banco do Brasil; Natalia Dalla, do Wish Resort Golf & Convention; Jaime Mendes, do Del Rey Hotel; e Nildiane dos Santos, da Uniamérica, também deixaram sua mensagem aos futuros trilheiros e seus familiares. Ainda estiveram presentes Elisandra da Silva, do Aldeias Infantis SOS, e Lucilei Bodaneze Rossassi, da Itaipu Binacional.

Apresentação

Na sequência, a coordenadora-geral do projeto, Patrícia Menezes Dutra, apresentou todos os detalhes do que a partir de agora fará parte da rotina dos trilheiros. Explicou por que o Trilha foi criado, seu funcionamento, alguns de seus resultados já obtidos e a oportunidade que abrirá aos participantes.

Também tirou dúvidas dos jovens e familiares.

“Esperamos ter grandes resultados, mas vai depender também da dedicação de vocês. O sucesso de cada um e do próprio projeto passa pelo esforço individual”, afirmou.

Perfil dos trilheiros

A oitava turma está composta por 73 mulheres e 47 homens, sendo 57% com 16 anos de idade; 25% com 17 anos; e 18% na faixa entre 18 e 22 anos.

Os novos trilheiros foram divididos nas turmas de Hospedagem, Turismo & Atendimento e Alimentos & Bebidas de acordo com o perfil de cada um, analisado pela equipe do projeto nas etapas do processo seletivo.

As aulas serão ministradas pelos educadores do Trilha Jovem no Parque Tecnológico Itaipu de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, sempre no contraturno escolar dos participantes.

A formação durará cinco meses, totalizando 580 horas de aulas teóricas e práticas, mais o acompanhamento profissional.

Tecnologia Social

O Trilha Jovem Iguassu é um projeto de inclusão social e formação para o turismo executado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu (POLOIGUASSU) desde 2006. Foi certificado duas vezes pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social, ou seja, uma iniciativa capaz de transformar a realidade social onde é desenvolvido.

O Trilha tem o apoio da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu, além de contar com a parceria das seguintes instituições: ABIH, ACIFI, All Brazil Tours, Codefoz, Comtur, CVC, Del Rey Hotel, Dreamland, Fundo Iguaçu, GJP Hotéis e Resorts, Hotel Continental Inn, Hotel Golden Park Internacional Foz, IDESF, ICVB, Instituto Marca Brasil, JP Dois Comunicação e Vídeo, Parque das Aves, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Prestivel, Sancor Seguros, Sicoob, Sindhotéis, UDC, Uniamérica, Único e Wish Resort Golf & Convention.

Colaboração: Assessoria de imprensa