27°
Máx
13°
Min

Olimpíadas adiam campanha de vacinação contra pólio para setembro

O calendário de vacinação contra a poliomielite teve uma alteração importante neste ano. As doses que antes eram aplicadas no mês de agosto desta vez serão distribuídas no mês de setembro. O motivo para esta alteração é a chegada das Olimpíadas que serão sediadas no Rio de Janeiro. Mesmo com os jogos sendo realizados apenas na capital carioca, todo o Brasil seguirá o calendário nacional.

A diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Mainardes, apesar da prorrogação de um mês, o novo calendário não vai prejudicar a imunização, já que o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. “As doses que serão distribuídas agora fazem parte das vacinas de reforço, então a criança não terá nenhum prejuízo por conta desta alteração de calendário”, comenta.

Em Ponta Grossa, cerca de 24 mil crianças devem ser imunizadas. A campanha vai acontecer entre os dias 19 e 30 de setembro, com o dia 24 sendo o famoso ‘Dia D’. As vacinas estarão disponíveis nas 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças de seis meses a cinco anos de idade.

Colaboração Carla Yarin, da Rede Massa.