24°
Máx
17°
Min

Ônibus articulados do SuperBus começam a rodar por Londrina

Ônibus articulados do SuperBus começam a rodar por Londrina

O projeto de mobilidade urbana do SuperBus começa a sair do papel em Londrina. Na manhã desta sexta-feira (24), oito ônibus, sendo dois articulados e seis convencionais, foram apresentados no Museu de Arte de Londrina e já liberados para rodar pela cidade.

Os ônibus vão atender as linhas 705 (Rápido/Acapulco), 803 (Vivi Xavier/Terminal Shopping Catuaí), 318 (Terminal Central/Av. Arthur Thomas) e 801 (Terminal Vivi Xavier/Centro Cívico).

Os carros são adaptados com acessibilidade para pessoas com deficiência física, possuem suspensão a ar, Wifi gratuito, ar condicionado, monitor de 14 polegadas, bancos com estofados e encosto para a cabeça, retrovisores elétricos e banco do motorista com volante ajustável em altura e profundidade. Dois são articulados, com piso alto e 19 metros de comprimento e os outros seis são veículos convencionais, com 13,2 metros de comprimento.

O motor, que fica na parte traseira, é considerado um dos menos poluentes do mundo, diminuindo o barulho para os passageiros. Além de toda a estrutura, os veículos vieram equipados com câmbio automático, são rastreados a todo momento via satélite e possuem cinco câmeras internas que transmitem as imagens em tempo real para o motorista, gravando tudo o que acontece fora e dentro do coletivo.

Atendendo aproximadamente 80 mil passageiros por dia, a cidade conta com 432 veículos do transporte coletivo. A implantação do Superbus não altera o valor da passagem aos usuários.

(com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina)