21°
Máx
17°
Min

Ônibus elétrico com ar-condicionado começa a ser testado em Fazenda Rio Grande

(Foto: Divulgação/Comec) - Ônibus elétrico começa a ser testado em Fazenda Rio Grande
(Foto: Divulgação/Comec)

Um ônibus totalmente elétrico começou a ser testado nesta semana em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O veículo articulado modelo K11 é produzido nos Estados Unidos pela montadora chinesa BYD e está em operação na linha F03-Fazenda (Direto), que faz a ligação entre os terminais de Fazenda Rio Grande e Pinheirinho, em Curitiba.

O ônibus elétrico tem piso baixo, ar-condicionado e não emite poluição sonora e nem ambiental. A eletromobilidade tem sido apontada como uma das soluções ambientais para o transporte público.

O veículo estará em teste até a segunda quinzena de agosto. “Será possível verificar o custo operacional, para fazer um comparativo com o desempenho do diesel”, diz Omar Akel, diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana.

O ônibus K11 tem autonomia de 250 km, o que permite, por exemplo, fazer oito viagens por dia na linha F03-Fazenda (Direto), cujo trajeto é de 32 km (ida e volta). O carregamento é realizado na garagem, durante cerca de oito horas para a carga completa, o que pode ser feito durante a noite.

Colaboração: Agência Estadual de Notícias