22°
Máx
17°
Min

Operação da Receita apreende mercadorias em rede de lojas

(Foto: Ilustração) - Rede de lojas é alvo de operação da Receita Federal
(Foto: Ilustração)

Uma operação da Receita Federal do Brasil, realizada na manhã desta quarta-feira (28) em 20 lojas de uma rede especializada em venda de aparelhos e acessórios de videogames, hd's externos, calculadoras e demais produtos eletrônicos, resultou na apreensão de mercadorias. De acordo com a assessoria de comunicação da RFB, em Curitiba foram 11 lojas e as demais estão localizadas em cidades como São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Florianópolis, Joinville Blumenau e São Paulo. O nome da rede não foi revelado e o resultado das apreensões deve sair ainda nesta tarde.

A ação intitulada Livro Aberto, foi desencadeada pela RFB após a suspeita de que a referida rede estaria praticando crime de descaminho (contrabando em grande quantidade). As investigações foram iniciadas após uma denúncia dando conta que produtos eletrônicos comercializados nas lojas eram fabricados no exterior e que teriam entrado de forma ilegal no Brasil. A Receita apurou que os produtos eram ‘legalizados’ a partir de empresas de fachada, especializadas em emitir notas fiscais frias, conhecidas como ‘noteiras’.

Ainda conforme a assessoria, os produtos apreendidos nesta manhã serão levados ao depósito de mercadorias da RFB onde ficarão lacradas. A empresa poderá apresentar documentação comprobatória de regularidade da compra para obter as mercadorias de volta. Caso isto não ocorra, as mercadorias serão apreendidas em nome da Fazenda Nacional.

Colaboração RFB