22°
Máx
16°
Min

Operação Inverno recebe mais de 500 voluntários

(Foto: Daniel Caron/FAS) - Operação Inverno recebe mais de 500 voluntários
(Foto: Daniel Caron/FAS)

Lançada há quase duas semanas, a Operação Inverno já inscreveu 510 pessoas interessadas em trabalhar como voluntárias no atendimento a pessoas de rua junto com as equipes de Abordagem Social. A ação faz o convencimento e encaminhamento da população de rua para as unidades de atendimento, especialmente nas noites mais frias.

De acordo com a Fundação de Ação Social (FAS), três voluntários estão atuando por noite nas abordagens sociais, junto com uma equipe composta por educadores, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Eles percorrem rotas programadas e atendem aos chamados feitos pela Central 156.

“O voluntário precisa ser sensível à problemática da pessoa em situação de rua e trabalhar junto com a nossa equipe na hora de tentar convencer a pessoa a sair daquele risco para um local protegido”, disse a coordenadora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Sueli Cortiano. Os interessados passam ainda por capacitações sobre como é realizado o trabalho e onde são fornecidas orientações de segurança.

Os voluntários serão recrutados ainda para trabalhar dentro das unidades de acolhimento, os usuários atendidos fazem alimentação, higiene pessoal, troca de roupas e pernoite. A atividade vai acontecer das 23h às 7 horas.

Colaboração Prefeitura de Curitiba