23°
Máx
12°
Min

Padre anuncia saída da Igreja Católica e é excomungado em Umuarama

Valdeci Maia dos Santos se tornou sacerdote ortodoxo (Foto: Diocese de Umuarama) - Padre anuncia saída da Igreja Católica e é excomungado
Valdeci Maia dos Santos se tornou sacerdote ortodoxo (Foto: Diocese de Umuarama)

A Diocese de Umuarama comunicou a saída do padre Valdeci Maia dos Santos da Igreja Católica e sua excomunhão. Em nota assinada pelo vigário judicial e chanceler da Cúria Diocesana, padre José Fernandes Lucena, foi divulgado que o sacerdote passou a pertencer à Igreja Católica Ortodoxa Missionária.

Segundo a diocese, a saída declarada caracteriza um ato de cisma, com recusa de sujeição ao Sumo Pontífice e de comunhão com os demais católicos apostólicos romanos.

“Todos aqueles que se afastam da Igreja Católica Apostólica Romana e aderem a outra denominação, ainda que tenha o nome de católica, não estando em comunhão com o Papa e os Bispos, incorrem na pena canônica chamada excomunhão, conforme o Cânon 1364”, divulgou a diocese.

Vindo do Maranhão, Valdeci Maia dos Santos estava atuando no distrito de Santa Eliza. Chamado de volta pela Diocese de Brejo, ele se recusou a voltar e anunciou o rompimento, com início da atuação como sacerdote ortodoxo.