26°
Máx
19°
Min

Pais precisam ficar atentos ao contratar transporte escolar

O transporte escolar precisar estar regularizado para rodar em Curitiba (Foto: Everson Bressan/SMCS)  - Pais precisam ficar atentos ao contratar transporte escolar
O transporte escolar precisar estar regularizado para rodar em Curitiba (Foto: Everson Bressan/SMCS)

Quem precisa contratar transporte escolar para seus filhos deve confirmar se o serviço está regularizado. Além de ser uma questão de segurança para as crianças, a contratação de transporte autorizado pelo Prefeitura de Curitiba evita o risco de transtornos futuros, pois a lei proíbe que este transporte seja feito por veículo não licenciado pelo poder público.

O transporte escolar é um serviço regulamentado, com licenciamento obrigatório por lei federal que, no município de Curitiba, é feito pela URBS. A relação dos profissionais licenciados na capital paranaense por ser acessada clicando aqui.

Para realizar a pesquisa, basta inserir o bairro de interesse para ter acesso aos transportes autorizados da região, com o nome do responsável e o telefone do mesmo. A informação pode ser obtida diretamente na URBS, no prédio central da Rodoviária, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

Também é possível identificar os profissionais autorizados diretamente no veículo. Ele deve conter o selo de Licença para Trafegar, que deve ser afixado na parte superior do pára brisa do lado do passageiro, ficando bem visível tanto para o usuário como para a fiscalização.


O adesivo dentro do veículo é uma forma de verificar se o profissional é licenciado (Foto: Everson Bressan/SMCS)

Além do adesivo, que tem a data de validade da vistoria (seis meses), os pais devem exigir o Certificado Cadastral do Condutor. Para ter o certificado, o motorista deve ter mais de 21 anos de idade, estar habilitado nas categorias "D" e "E", ter pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e curso específico de condutores de veículos, exigências legais para motoristas de transporte escolar.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o município tem atualmente 859 veículos licenciados para o transporte escolar. São 255 vans, 361 ônibus, 240 micro-ônibus e três camionetas tipo Kombi. Da frota total, 283 veículos são operados por 159 empresas e 576 por pessoa física. Os veículos são vistoriados pela URBS duas vezes por ano.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Curitiba