22°
Máx
16°
Min

Palestras abordam sono e importância de dormir bem

O Evoluir - Núcleo de Psicoterapia, Neuropsicologia e Ciência do Comportamento, de Londrina, promove dois eventos nos dias 12 e 13 de agosto, com palestras para a comunidade e também para profissionais da área da saúde. Profissionais renomados de São Paulo, Santa Catarina e Londrina vão abordar temas como o sono e a importância de dormir bem para a saúde e ainda vão falar sobre o HIV e os impactos na saúde mental.

No dia 12, às 19h30, acontece o “Evoluir Comunidade”, com palestras abertas para toda a comunidade e que vão envolver temas sobre qualidade de vida. A psicóloga Renatha Rafihi, de São Paulo, será a primeira a falar e ministrar a palestra “Dormir bem, a importância do sono para o bem-estar”. Segundo a psicóloga, com experiência na área de comportamento e sono, a apresentação será direcionada para o público leigo e vai tratar sobre as alterações no sono, insônia e qualidade do sono. “Também vou abordar a importância de dormir bem para um melhor bem-estar”, reforça.

Na sequência, é o médico otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono, Daniel Yendo Inada, de Londrina, que vai ministrar a palestra “Ronco e apneia do sono: impacto sobre a qualidade do sono”. Inada colocará em pauta a importância de dormir bem, os riscos de uma pessoa não tratar o ronco e os tratamentos mais indicados. “A apnéia do sono pode ter repercussões graves do ponto de vista cardiovascular, com aumento da possibilidade de infarto, AVC e arritmias”, pontua o especialista.

Evoluir Conhecimento

No dia 13, sábado, acontece o “Evoluir Conhecimento”, com palestras e debates voltados para estudantes e profissionais da área da saúde. A primeira apresentação, às 8h30, será com a psicóloga Renatha Rafihi: “Sono no decorrer do desenvolvimento: alterações, prevenção e intervenção”. Renatha adiantou que vai abordar o sono durante o desenvolvimento e as alterações que podem ocorrer desde a infância até o envelhecimento, como quantidade de sono, qualidade, prejuízos para quem não dorme bem. Ao final vai dar dicas que podem favorecer um sono de boa qualidade.

No período da tarde será a vez da médica infectologista Ana Flávia Bonini, de Santa Catarina, proferir a palestra “HIV/AIDS: aspectos clínicos e impacto na saúde mental”. Ana Flávia vai abordar a evolução e avanços no tratamento dos portadores do vírus HIV e a importância dos pacientes diagnosticados com a doença receberem acompanhamento com psicólogo para trabalhar o “viver com HIV”.

Informações

Para as palestras do dia 12, no Evoluir Comunidade, a inscrição é um pacote de fraldas geriátricas que serão entregues ao Asilo São Vicente de Paula. Já no dia 13, no Evoluir Conhecimento, as inscrições custam R$ 70,00 (estudantes) e R$ 140,00 (profissionais). As palestras serão realizadas no Auditório do Edifício Torre de Pietra (Av Aytorn Senna, 500). Mais informações (43) 3324-4741 ou 3037-0470.

Colaboração Assessoria de Imprensa.