22°
Máx
14°
Min

Palestras em Ovinocaprinocultura Moderna apresentam etapas de produção

(Foto: Divulgação) - Palestras em Ovinocaprinocultura Moderna apresentam etapas de produção
(Foto: Divulgação)

O produtor interessado em criar carneiros e ovelhas terá a oportunidade de conhecer todas as etapas de processo durante o IV Ciclo de Palestras em Ovinocaprinocultura Moderna. As palestras irão acontecer na terça-feira (12), no Parque de exposição Ney Braga, dentro da programação da ExpoLondrina 2016.

Serão cinco palestras abordando temas que vão desde os cuidados com os animais até a utilização de um teste rápido de prenhez. A intenção dos organizadores é divulgar e expandir a criação dos animais em todo o Brasil. Hoje, o plantel brasileiro é de 17 milhões de cabeças e o mercado está em franco crescimento.


Um dos assuntos destaques do ciclo de palestras é o minicurso Passo a Passo da criação de ovinos, que terá partes teóricas e práticas de demonstração de tecnologias. De acordo com o zootecnista da Universidade Estadual de Londrina, Francisco Fernandes Júnior, responsável pelo curso, a ideia é mostrar aos futuros criadores as vantagens da criação dos animais.

Os animais podem ser criados em consórcio com eucaliptos e bovinos e servem como excelente fonte de diversificação de renda. Podem ser criados em pequenas, médias ou grandes propriedades. Além disso, a carne do cordeiro (quando o animal ainda é bem jovem) tem grande aceitação no mercado. “É um carne com alto valor nutricional (vitaminas, proteínas e minerais), extremamente macia e saborosa. É uma carne nobre”, ressalta o zootecnista.

Central de Beneficiamento

Para incentivar a criação de ovelhas e garantir a venda do produto, está sendo organizada na região de Londrina uma central de beneficiamento da carne. Os irmãos Itimura, que já trabalham com a produção de laranja e outros produtos na região, estão organizando a cadeia produtiva em parceria com cerca de 70 produtores.

O projeto já conta com 400 matrizes e deve atingir 3 mil animais para pasto e cerca de 4 mil para confinamento (cordeiros). O centro de beneficiamento deverá funcionar a partir de março de 2017. “A ideia é organizar todo o mercado produtivo, garantir a venda da carne proporcionando a esses produtores parceiros toda a assistência técnica necessária para a criação dos animais”.


Serviço

  • 8h - Abertura e entrega de material
  • 8h30 às 9h20 - “Doença Emergente em Ovinocultura – Língua Azul – Prof. Dra. Edviges Maristela Pituco – Instituto Biológico – SP.  Moderador : Prof. Dr. Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho – UNOPAR
  • 9h20 às 10h00 - “Eficiência da utilização de minerais da nutrição de pequenos ruminantes”
     Prof. Dr. Luis Souza Lima de Souza Reis – Unioeste SP.  Moderadora: Prof. Dr. Fabíola Cristine de Almeida Rêgo Grecco – UNOPAR
  • 10H ÀS 10H40 - “Panorama Mercadológico de Caprinos” Mv. Henrique Melo – Rebanho alto do Cruzeiro – PE
     Moderador : Prof. Dr. Edson Luis de Azambuja Ribeiro – UEL
  • 10h40 às 11h - Coffe-Break
  • 11h às 11h40 - “Coccidiose em pequenos ruminantes” Mv. Msc. Sérgio Tosi Cardim – UEL. Moderador: M.v. Dr. Nilson Coelho, Bayer S.A.
  • 11h40 às 12h20- “Teste Rápido de Prenhez IDEXX com Leitura Visual – a partir de 30 dias pós monta natural ou inseminação”. Mv. Andrea Leão Carneiro Frezza – INDEXX. Moderadora: M.v. Masc. Tacia Bergstein – Profa. Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR) e gerente de produção da Alamos Agronegócio

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da ExpoLondrina

(com assessoria de imprensa)