20°
Máx
14°
Min

Para cortar gastos, prefeitura de Umuarama diminui horário de expediente

(Foto: Divulgação) - Para cortar gastos, prefeitura diminui horário de expediente
(Foto: Divulgação)

Alegando a necessidade de cortar gastos, o prefeito de Umuarama (a 87 quilômetros de Cianorte), Moacir Silva, assinou um decreto que reduz o horário de expediente dos servidores públicos. A administração informou que houve queda na arrecadação nos últimos meses e é necessário manter o equilíbrio das contas públicas.

A mudança começou a valer nesta segunda-feira (2). O horário de atendimento na sede da administração, que antes era das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, passará agora a ser das 8h às 12h. O município espera economizar gastos com transporte, alimentação, combustível, consumo de água, energia elétrica, telefonia, internet, entre outros itens.

O que muda?

Procon, Junta de Serviço Militar, Divisão de Merenda Escolar, Diretoria de Habitação, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) vão funcionar das 8h às 14h. Fora desse horário, haverá regime de plantão.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Divisão de Segurança Alimentar/Banco de Alimentos, Diretoria de Compras e Almoxarifado atenderão das 7h às 13h. Já a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários, Arborização, Secretaria de Defesa Social, Diretoria de Trânsito (Administrativo) e Fundação de Cultura e Turismo darão expediente das 7h30 às 13h30.

A Secretaria Municipal de Saúde, Serviço de Atendimento Psicológico, Centro de Especialidades Odontológicas e Unidades Básicas de Saúde passam a atender das 7h às 13h, com algumas exceções. O Pronto Atendimento continuará funcionando normalmente, das 7h às 23h, todos os dias.

Centro de Especialidades Médicas (CEM) e Centro de Referência Materno Infantil (CRMI) também mantêm o expediente das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, assim como a Unidade Radiológica, que funciona das 7h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os serviços de aterro sanitário, varrição, coleta de lixo, Guarda Municipal, escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil, transporte escolar, Universidade Aberta do Brasil, Agência do Trabalhador, Conselho Tutelar e Aeroporto Regional Orlando de Carvalho não sofrerão alterações.

Postos de saúde

O horário de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi alterado para acolher pacientes de outros postos, que fecham depois das 13h. De segunda a quinta-feira, o posto Central atenderá os pacientes dos bairros 26 de Junho, Ouro Branco, Bem-Estar e dos distritos (Serra dos Dourados, Santa Eliza, Vila Nova União, Lovat, Roberto Silveira e Nova Jerusalém); a Unidade Vitória Régia atenderá moradores da Cohapar I, San Remo, Industrial e Sonho Meu.

A Unidade do Jardim Lisboa fica responsável pela clientela das Unidades Cohapar III/Jardim Cruzeiro, Panorama, Cidade Alta e Cohapar II; e a Unidade do 1° de Maio atenderá Guarani, Anchieta, Jabuticabeiras e Centro de Saúde Escola. As Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, Rede de Frios e CTA/SAE funcionarão das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, enquanto a Central Farmacêutica abre das 7h30 às 14h.

Colaboração Prefeitura de Umuarama