24°
Máx
17°
Min

Paraná registra aumento de 11% nos casos de Zika Vírus

(Foto: Venilton Kuchler/ ANPr) - Paraná registra aumento de 11% nos casos de Zika Vírus
(Foto: Venilton Kuchler/ ANPr)

O Paraná registrou um aumento de 11% no número de casos confirmados do Zika Vírus desde a última semana. Os dados estão no Boletim da Dengue divulgado nesta terça-feira (5), pela Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo, são 223 registros da doença, contra 200 da semana passada. Destes, 131 são autóctones – quando a doença é contraída no Paraná – e 92 são importados.

Já em relação à dengue, foram confirmados 2.914 novos casos da doença no Paraná. São 21.455 registros. Na semana passada, foram contabilizados 18.541 casos. De acordo com o boletim desta terça, são 19.408 casos autóctones e 2.047 importados. Além disso, três novas mortes causadas pela doença foram registradas em Paranaguá. O estado totaliza 34 óbitos desde agosto, quando o boletim começou a ser feito.

Dessas 34 mortes, 23 aconteceram município do litoral do estado, que ainda lidera “com folga” o número de casos confirmados de dengue no estado. São 3.493 registros da doença em Paranaguá. Por causa disso, o munícipio tem sido alvo de ações para tentar evitar a ação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do Zika Vírus e da febre Chikungunya.

Na próxima quinta-feira (7), será iniciado um novo ciclo de aplicação do fumacê, inseticida utilizado para combater o mosquito em sua forma alada. O trabalho será realizado por sete caminhões em todos os bairros da cidade. Já nesta terça-feira (5), foi realizado um mutirão de inspeção sanitária em comércios e imóveis.

Somente neste ano, mais de 1,2 mil denúncias de potenciais criadouros do mosquito já foram recebidas pelas autoridades municipais. A maioria está relacionada a terrenos baldios e casas abandonadas. De acordo com a prefeitura, cinco locais já foram multados pela situação do terreno. Em Paranaguá, as denúncias podem ser feitas através do telefone 199. A ligação é gratuita.

Município epidêmicos

O boletim desta terça também mostra que quatro novos municípios entraram para a lista das cidades em situação de epidemia no Paraná - quando há mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes na cidade. Bela Vista do Paraíso, Ivaiporã, Floresta e Nova Santa Rosa entraram para a lista dos 40 municípios epidêmicos.

Febre Chikungunya

O boletim mostra cinco novos casos da febre Chikungunya foram registrados no Paraná. Ao todo, são 46 registros, sendo 44 importados e apenas dois autóctones.