28°
Máx
17°
Min

Paranavaí enfrenta cidade mexicana no Dia do Desafio

Paranavaí enfrenta cidade mexicana no Dia do Desafio

Paranavaí enfrenta a cidade mexicana de Xochitepec nesta quarta-feira (25), Dia do Desafio. Os moradores são convidados a fazer 15 minutos de atividade física e registrar a participação por meio dos telefones (44) 3392-1008 e 3474-8500 ou da internet, pelo site do Sesc, que coordena o evento.

Vale qualquer tipo de atividade física como dança, caminhada, ciclismo, corrida, gincanas e ações feitas em empresas por grupos de trabalhadores. Até mesmo atividades domésticas, como varrer a calçada e lavar um carro, são opções.

O Dia do Desafio acontece simultaneamente em vários países e tem o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas para melhoria da qualidade de vida. Segundo a Prefeitura de Paranavaí, toda a comunidade está convidada a participar.

As empresas que tiverem interesse poderão solicitar a presença de acadêmicos do curso de Educação Física da Unespar. Mais informações pelo telefone 3902-1008.

Histórico

Paranavaí participa do Dia do Desafio desde 1998, ano com a maior participação da comunidade (80%). No ano passado, a competição foi contra Alta Verapaz, na Guatemala, com adesão de 15.259 pessoas (19% da população).

Em 2015, o Dia do Desafio registrou a participação de mais de 49 milhões de pessoas, de 22 países em três continentes. Foram 235 estados e 3.421 cidades.

Sabe como surgiu o Dia do Desafio?

A ideia surgiu no Canadá, durante o rigoroso inverno de 1983, quando a temperatura chegou aos 20 graus negativos. O prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. A iniciativa deu certo e, além de estimular a realização de atividade física, ocasionou a economia de energia elétrica.

Colaboração Prefeitura de Paranavaí