22°
Máx
16°
Min

Parceria garante vagas de empregos para presos do semiaberto

(Foto: Divulgação/Depen) - Parceria garante vagas de empregos para presos do semiaberto
(Foto: Divulgação/Depen)

Uma parceria entre o Depen-PR e uma empresa que atua na área de alumínio, na fabricação de panelas, localizada na Lapa, garantiu vagas de trabalho para 10 presos que cumprem pena no Centro de Regime Semiaberto da Lapa. Os detentos irão auxiliar no setor de produção.

"Essa é uma oportunidade para que eles se profissionalizem e planejem um futuro diferente do qual tiveram até aqui", disse o diretor da unidade, Eduardo de Almeida e Cunha.

Cunha explica ainda, que os presos irão trabalhar divididos em dois turnos e novas contratações podem ser realizadas. Além disso, para facilitar a locomoção dos detentos, a empresa instalou o barracão de produção ao lado da unidade.

Os presos interessados são avaliados e selecionados por uma Comissão Técnica de Classificação (CTC), onde é analisado o histórico criminal, a personalidade e o comportamento dos detentos dentro do sistema prisional. Estes detentos recebem, mensalmente, a remuneração correspondente a três quartos do salário mínimo nacional vigente. Além do trabalho remunerado, outro benefício para os presos que atuam em canteiros de trabalho é a redução da pena – a cada três dias de trabalho, um é descontado da pena total a cumprir.

Colaboração Depen Paraná