22°
Máx
16°
Min

'Parecia onça': Morador de chácara encontra gato maracajá em galinheiro em Califórnia

Policiais militares da Força Verde foram acionados para fazer um resgate de animal no bairro Jacucaca, em Califórnia (19 km de Apucarana).

O morador de uma chácara acionou os policiais relatando ter visto uma onça no galinheiro. Ao chegar ao local, a equipe constatou se tratar de um gato maracajá.

Segundo a Polícia Ambiental, o animal estava atacando as criações e, por conta disso, corria o risco de ser morto por moradores da região.

O gato maracajá foi capturado e passou por análise constatando que ele estava sadio e sem nenhum ferimento. O animal foi solto em uma mata distante de moradias.

(foto: PMA/Divulgação)(foto: PMA/Divulgação)

O gato-maracajá (Leopardus wiedii) é um felino nativo da América Central e América do Sul. A cauda nessa espécie representa cerca de 7% do seu comprimento e é mais longa do que seus membros posteriores. Os olhos são grandes e protuberantes, as patas também são grandes, em comparação com o tamanho do animal. Aparenta ser uma miniatura de Jaguatirica.

No Brasil, o gato-maracajá ocorre nos biomas Amazônia; Cerrado; Mata Atlântica; Pampa e Pantanal. É classificado como vulnerável (VU) à extinção pelo ICMBio. (fonte: SOS Mata Atlântica)