24°
Máx
17°
Min

Parques nacionais promovem ação integrada no Dia Mundial da Água

Foto: Assessoria de imprensa - Parques nacionais promovem ação integrada no Dia Mundial da Água
Foto: Assessoria de imprensa

Uma ação conjunta para chamar a atenção sobre a importância de cuidar da água. Essa foi a proposta do trabalho de limpeza realizado ao longo desta terça-feira (22) no Parque Nacional do Iguaçu e Parque Nacional Iguazú em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Servidores, concessionários, entidades, voluntários e parceiros das duas unidades de conservação encararam a chuva e promoveram a limpeza das margens do Rio Iguaçu e das encostas nas trilhas de acesso às Cataratas.

Mais do que coletar o lixo, o principal foco da atividade foi “chamar a atenção para o cuidado com a água, e muitas pessoas se empenharam para estar aqui hoje. 

Essa integração é importante, pois quanto mais ações integradas, mais efetividade na proteção desse Patrimônio Natural da Humanidade”, ressaltou Mariele Mucciatto Xavier, responsável pelo setor de educação ambiental no Parque Nacional do Iguaçu.

O trabalho no lado brasileiro foi desenvolvido em duas frentes. Uma equipe desceu o Iguaçu de barco e caiaque, da Trilha do Poço Preto até o Porto Canoas, retirando das margens o lixo encontrado. O outro grupo foi formado pelos Montanhistas de Cristo, que realizaram rapel em alguns pontos da Trilha das Cataratas para limpar as encostas.

De acordo com Igu Kang, coordenador do grupo Montanhistas de Cristo, “foi um privilégio poder contribuir em prol do bem público.

Somos parceiros do parque na parte vertical dessa atividade. Encontramos pilhas, chupeta, embalagens plásticas, latinhas, garrafas pet e outros objetos”, contou.

Integração

O chefe do Parque Nacional Iguazú, Sergio Arias, visitou a unidade brasileira pela manhã e destacou o trabalho integrado.

“Esse é um valor primário, que é os dois parques nacionais trabalharem na mesma atividade, que é o cuidado com a água. Isso é o mais importante de tudo. Estamos mostrando essa mensagem aos visitantes, porque sem água não podemos viver”, afirmou.

A integração entre Brasil e Argentina também foi o ponto evidenciado por Pedro Fogaça, consultor da empresa Tamoios Inteligência Geográfica, contratada pela WWF Brasil para a realização do trabalho nos parques nacionais brasileiro e argentino.

“A ação já era realizada no Brasil e foi sugerida para a Argentina, que topou a ideia e realizou a atividade na mesma data. Neste Dia Mundial da Água, procuramos fortalecer a conscientização dos dois lados e a integração entre os dois parques”, disse.

A atividade foi uma realização do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio) e Parque Nacional Iguazú (Argentina), com o apoio da Cataratas do Iguaçu S.A., Ecocataratas, Tamoios Inteligência Geográfica, Macuco Safari, Macuco EcoAventura, Helisul e concessionárias argentinas.

Colaboração: Assessoria de imprensa