22°
Máx
16°
Min

Passagem da Tocha Olímpica será encerrada com shows artísticos no Gramadão

Foto: Assessoria de imprensa - Passagem da Tocha Olímpica será encerrada com shows artísticos
Foto: Assessoria de imprensa

Moradores e turistas de Foz do Iguaçu estão convidados a participar do encerramento da passagem da tocha olímpica pela cidade, quinta-feira (30), a partir das 16h30, no Gramadão da Vila A. O evento tem o apoio da Itaipu.

Uma grande estrutura está sendo montada no local, que receberá o último dos 102 condutores do fogo olímpico em Foz – o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek – e shows artísticos. Além de Samek, outro representante da Itaipu no percurso da tocha será o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla.

Programação

A banda Teleféricu's será a primeira atração a subir ao palco da concha acústica do Gramadão, às 16h30. No repertório, diversos clássicos do rock nacional dos anos 80 e 90, de bandas como Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Titãs, Jota Quest e Skank.

Em seguida, o músico Tiago Rossato, um dos mais respeitados acordeonistas de gaita ponto do Brasil, apresentará uma seleção de canções que representarão algumas das tradições culturais de Foz do Iguaçu. O seu acordeom comandará ritmos como tango, guarânia, milonga, chamamé e música gaúcha, com espaço até mesmo para escalas árabes em algumas de suas composições, resultando em uma sonoridade cosmopolita e inovadora.

A partir das 18h20 começará o protocolo oficial da chegada da tocha.

Das 19h40 em diante, a Orquestra Paranaense de Viola Caipira e a acordeonista Maryanne Francescon encerrarão a festa, apresentando músicas de sucesso do cancioneiro sertanejo.

Do 34º Bimec ao Gramadão

O trajeto oficial da tocha em Foz do Iguaçu começará às 15h30, na frente do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Bimec). Até o Gramadão da Vila A serão cerca de 20 quilômetros, passando por algumas das principais ruas e avenidas da cidade.

A passagem da tocha vai alterar o fluxo de veículos em vários locais. A Prefeitura publicou, no Diário Oficial do Município desta terça-feira (28), os 24 pontos de proibição de estacionamento, válidos da 0 hora do dia 30 até a passagem da tocha em cada trecho. Os detalhes de todas as interdições podem ser vistos pelo link www.pmfi.pr.gov.br/ArquivosDB?idMidia=96091.

Na sexta-feira (1º)

Foz do Iguaçu será a única cidade do Paraná a ter a tocha por dois dias. O primeiro, na quinta-feira, será dedicado ao percurso oficial da tocha pelas ruas da cidade; o segundo, na sexta (1º), aos principais pontos turísticos – entre eles, as Cataratas do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras, o Templo Budista e a usina de Itaipu. Quatro empregados, dois brasileiros e dois paraguaios, foram sorteados e farão o revezamento da tocha na hidrelétrica binacional.

Colaboração: Assessoria de imprensa