22°
Máx
14°
Min

Passe livre dos estudantes é cortado durante greve dos professores em Maringá

Bloqueio começa nesta quinta-feira (Foto: Prefeitura de Maringá) - Passe livre dos estudantes é cortado durante greve dos professores
Bloqueio começa nesta quinta-feira (Foto: Prefeitura de Maringá)

O passe livre dos estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e dos colégios estaduais será cortado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança (Setrans) a partir desta quinta-feira (20). A administração informou que o serviço ficará bloqueado enquanto durar a greve dos professores.

Os servidores da rede estadual de educação iniciaram uma paralisação na segunda-feira (17), para pressionar o governo do Estado pelo pagamento da data-base prevista para janeiro do próximo ano.

Em 2015, a categoria encerrou uma greve de três meses com a promessa do governo pelo pagamento do reajuste em três parcelas. Duas delas já foram quitadas e a terceira seria em janeiro, com reposição da inflação mais 1% de aumento real.

Porém, agora, o governador Beto Richa (PSDB) enviou uma emenda ao orçamento para suspensão da data-base, alegando a necessidade de equilíbrio fiscal. Além da greve, 15 colégios estaduais estão ocupados por estudantes, contrários à reforma do Ensino Médio proposta pelo presidente Michel Temer (PMDB).