20°
Máx
14°
Min

Pato Branco atenderá 600 cães e gatos com castração e chipagem

(Foto: Divulgação) - Pato Branco atenderá 600 cães e gatos com castração e chipagem
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Pato Branco atenderá mais 600 cães e gatos com castração e chipagem através do Programa Municipal de Controle Populacional de Animais de Rua, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente desde 2014. A nova etapa de procedimentos está sendo licitada e contemplará animais de rua, acolhidos por entidades locais, adotados em feiras municipais ou pertencentes a famílias de baixa renda.

O edital de licitação vigente prevê a contratação de empresas para realização de serviços de captura, transporte, castração e chipagem. Conforme prevê o edital, os procedimentos deverão ser executados por clínica ou hospital veterinário. O investimento previsto é superior a R$ 160 mil em recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente e do Município.

O chefe da Divisão de Políticas Ambientais da Prefeitura, Antonio Cezar Soares, explica que no primeiro momento serão castrados e chipados cães e gatos adotados nas feiras promovidas pelo Município. Em seguida, serão contemplados animais de rua.

“Atenderemos ainda cães e gatos abrigados por entidades de proteção animal, que possuam mais de dez animais acolhidos. Animais de propriedade de munícipes que possuem baixa renda, também fazem parte do público-alvo do programa”, ressalta Antonio Cezar.

Ele lembra que o programa municipal foi debatido e aprovado junto à Câmara Municipal, associações, entidades, Vigilância em Saúde, Conselho Municipal de Proteção dos Animais (Compato), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), entre outros.

Entre os 600 cães e gatos que serão atendidos nesta nova etapa, 250 serão machos e 350 fêmeas. O trabalho iniciado em 2014 atendeu, até o momento, 600 animais –totalizando assim 1200 animais atendidos até maio de 2017.

Colaboração Assessoria de Imprensa.