28°
Máx
17°
Min

Pato Branco promove ações da campanha Outubro Rosa

(Foto: Divulgação) - Pato Branco promove ações da campanha Outubro Rosa
(Foto: Divulgação)

Quem passar durante a noite pelo anel central de Pato Branco neste mês de outubro verá que a praça Presidente Vargas está iluminada em tons de rosa. Assim como aconteceu no ano passado, o principal ponto de encontro dos pato-branquenses está com as cores da campanha Outubro Rosa. A proposta do Município é chamar atenção das mulheres, como um alerta para que elas cuidem da própria saúde.

Neste período, a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Grupo de Apoio a Mama (Gama) e demais entidades parceiras, intensificarão atividades preventivas voltadas à saúde da mulher. O lançamento oficial da programação aconteceu na última segunda-feira (3), com um ‘aulão’ de zumba, que reuniu cerca de 150 mulheres no Largo da Liberdade.

“Hoje, os cânceres de mama e de colo de útero são os principais entre as mulheres. Contudo, é preciso ressaltar que quando descobertos e tratados de forma precoce, ambos têm cura. Por isso, além das ações nas unidades de saúde, neste mês realizaremos palestras e atividades em empresas e entidades da cidade, para maior abrangência da campanha”, frisa a secretária municipal de Saúde, Antonieta Chioquetta.

Destaque ainda para o Dia D da campanha, que acontecerá no dia 21, com a realização de um circuito de saúde da mulher na praça Presidente Vargas, com diversas ações preventivas. Na ocasião, das 09h às 15h, as mulheres poderão realizar, gratuitamente, aferição de pressão arterial, exame de diabetes, teste rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV e solicitação de exames laboratoriais, como preventivo do colo uterino e mamografia.

Paralelamente aos exames, na praça serão desenvolvidas atividades voltadas à autoestima das mulheres, com sessões de beleza. “Estaremos fornecendo orientações sobre os cânceres de colo de útero e mama, em que as mulheres também terão sessões de embelezamento, podendo fazer o cabelo e serem até maquiadas”, destaca Antonieta.

Ainda no dia 21, em todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família dos bairros e do interior, haverá atendimento prioritário e diversificado para as mulheres. “Vale lembrar que além das ações desenvolvidas pelo Município, diversas entidades, empresas e voluntários estão promovendo atividades alusivas à campanha neste mês, em que Pato Branco está dando exemplo de prevenção e de cuidado à saúde da mulher”, completa a secretária municipal de Saúde.

Colaboração Assessoria de Imprensa.