22°
Máx
16°
Min

Pedestre é foco da Semana Nacional de Trânsito, que será lançada hoje

(Foto: Agência Brasil) - Pedestre é foco da Semana Nacional de Trânsito, que será lançada hoje
(Foto: Agência Brasil)

A Semana Nacional de Trânsito será lançada nesta sexta-feira (16) em todo o país. Em Curitiba estão previstas ações na Boca Maldita, no centro da cidade, para chamar atenção da população sobre o assunto. Neste ano, a mote da mobilização é “Eu sou +1 por um trânsito + seguro”. Participam da iniciativa órgãos e entidades relacionadas ao trânsito, como a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar.

Quem passar na Boca Maldita pode visitar a tenda montada especialmente para a ocasião e obter informações sobre travessia segura e perigo no uso de fones de ouvido, além de acompanhar demonstrações de resgate e uma exposição com um carro batido e algumas motos. Também será realizada uma blitz educativa na região, com o foco na segurança dos pedestres.

A Semana Nacional do Trânsito em Curitiba ainda contará com uma exposição aberta ao público no Museu Oscar Niemeyer, de 19 a 23 de setembro, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 e 16h30. No local haverá viaturas antigas, motocicletas e equipamentos policiais para demonstração e fotos, além de demonstração de socorro e de ações policiais no trânsito. Alunos da rede estadual de ensino também vão participar no local de um circuito educativo.

A Polícia Militar fará ainda, na terça-feira (20), blitze educativas em todas as regiões do estado. Serão nove pontos em Curitiba e outros 55 no restante do Paraná. Devem ser entregues materiais educativos. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) vai participar na mesma data uma palestra sobre trânsito no Museu Oscar Niemeyer.