22°
Máx
16°
Min

Penitenciária faz ação de cidadania com família de detentos

Foram ofertados diversos serviços gratuitos para os parentes dos detentos de Francisco Beltrão (Foto: Divulgação / Depen) - Penitenciária faz ação de cidadania com família de detentos
Foram ofertados diversos serviços gratuitos para os parentes dos detentos de Francisco Beltrão (Foto: Divulgação / Depen)

Familiares de detentos da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão participaram no fim de semana do 1º Dia da Ação da Cidadania do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen). A iniciativa busca promover o cuidado e atenção às famílias e aconteceu durante o horário de visitação da unidade. Foram ofertados diversos serviços gratuitos, em parceria com outras instituições.

Os servidores da penitenciária ofereceram aos participantes orientações sobre as ações e explicaram como funcionam os programas e práticas desenvolvidas dentro da unidade, como cursos profissionalizantes, projeto de remição de pena pela leitura, assistência à saúde do preso, segurança e serviço social.

"Foi uma grande oportunidade de estreitar as relações das famílias com os servidores da penitenciária, levando a um maior entendimento sobre o funcionamento e a dinâmica da unidade", afirmou o diretor da penitenciária, Antonio Marcos de Andrade.

Parcerias

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio dos cursos de Nutrição, Medicina e Psicologia, ofereceu palestras sobre higiene pessoal e doenças sexualmente transmissíveis, além de orientações sobre obesidade, cálculo de índice de massa corporal, aferição de pressão arterial e teste rápido de HIV. A Unioeste possui termo de cooperação com o Depen desde julho de 2014. O convênio entre as instituições é responsável pelos mutirões de saúde para os presos de regime fechado.

"Esta parcela da população atendida neste evento costuma ser segregada, esquecida e não procura os serviços devido à própria singularidade que a família vive por ter um membro encarcerado", disse a professora da Unioeste Lirane Elize Defante Ferreto de Almeida.

Participaram ainda a Agência do Trabalhador, com encaminhamentos para vagas de emprego e orientação sobre seguro desemprego; o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Novos Horizontes, com a apresentação do funcionamento da escola e orientações sobre educação; a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Pato Branco; a Secretaria Municipal de Saúde, com palestras sobre higiene bucal e prevenção e causas, sintomas e tratamentos da dengue; o Conselho de Pastores, com culto e orientação espiritual; e o Patronato, apresentando a rede de atendimento ao egresso do sistema penitenciário e a beneficiários de penas e medidas alternativas a prisão.

Colaboração Agência Estadual de Notícias.