22°
Máx
14°
Min

Penitenciárias de Maringá e Cruzeiro do Oeste recebem equipamentos usados nos Jogos Rio 2016

Aparelhos vão ajudar nas revistas (Foto: Depen) - Penitenciárias recebem equipamentos usados nos Jogos Rio 2016
Aparelhos vão ajudar nas revistas (Foto: Depen)

Duas penitenciárias do noroeste do Paraná receberam equipamentos de segurança que foram utilizados nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Foram beneficiadas as de Maringá e Cruzeiro do Oeste, além de unidades de Curitiba, região metropolitana, Londrina, Cascavel e Ponta Grossa.

Já foram entregues 12 aparelhos, mas o Paraná vai ganhar mais de 60, sendo 30 portais detectores de metais, 18 raquetes manuais e 13 aparelhos de raio-X. O objetivo é garantir mais segurança nas revistas para impedir que objetos ilegais entrem nas penitenciárias, como celulares, drogas e armas.

Segundo o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura, os equipamentos são uma das contrapartidas recebidas pelo estado pela participação na segurança das Olimpíadas. "O sistema prisional do Paraná ganhou em dois aspectos com essa participação, tanto no físico, com os aparelhos que estão vindo para o sistema, como em conhecimento com a participação em um evento dessa natureza."

Agentes penitenciários e policiais civis e militares do Paraná atuaram na segurança dos jogos, recrutados para trabalhar em conjunto com a Força Nacional de Segurança Pública.

Colaboração Agência Estadual de Notícias